Valuation é um termo que, em português, é usado para definir “avaliação de empresas”. É um processo que usa vários indicadores, cálculos matemáticos e outros elementos mais subjetivos para determinar o preço justo de uma companhia.
O valuation é feito com base em uma série de fatores, como a receita da empresa, número de clientes, potencial de crescimento, plano de negócio, etc.
O livro “Avaliação de empresas para leigos (valuation)”, escrito por Luis Roberto Antonik e Aderbal Nicolas Müller, explica que a grande maioria dos consultores financeiros usam a técnica do Fluxo de Caixa Descontado (FDC) para calcular um valuation. Esse é um cálculo matemático que faz uma projeção dos lucros da empresa no futuro.
Mas existem diversas outras formas de se chegar ao valor de uma empresa.
É possível comparar alguns indicadores, também chamados de múltiplos, que servem para comparar empresas do mesmo segmento. Entre os principais múltiplos estão Preço Lucro (P/L) de uma companhia, o Valor Patrimonial (P/VPA), e o Valor da Firma sobre Ebitda (EV/Ebitda). O Ebitda, por sua vez, é o lucro obtido antes que juros, impostos, depreciação e amortização sejam descontados.
Importante: é sempre uma estimativa
Agora que já conhece um pouco mais sobre valuation, gostaria de entender e avaliar a sua empresa? Entre em contato com nossos consultores e saiba como podemos te ajudar.